Acupuntura

O que é?

Acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura”, para obter efeito terapêutico em diversas condições. Essa ciência surgiu na China em plena Idade da Pedra, isto é, há aproximadamente 4.500 anos. No entanto, apesar de sua antiguidade, continua evoluindo. As recentes pesquisas demonstram que as velhas fórmulas e princípios da acupuntura não foram ainda superados.
Mecanismos de ação da Acupuntura.

Dentro do conhecimento atual de fisiologia, a acupuntura é um método de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos de modulação da atividade neurológica em três níveis: local, espinhal e supra-espinhal. O efeito da Acunputura é conduzido através dos nervos. Muitos dos pontos correspondem a locais de penetração das fibras nervosas na fáscia muscular, pontos localizados sobre terminações nervosas e sobre os principais vasos sanguíneos, que são localizados na musculatura. A aplicação de agulhas estimula fibras nervosas específicas e as sensações produzidas pelo estímulo correspondem àquelas experimentadas pelo estímulo das fibras nervosas, como choque, sensação de peso ou parestesia.

O tratamento possui inúmeras vantagens.

Sua utilidade em múltiplas doenças, não importando sua localização, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas. Diminui o uso de medicamentos, regulando o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso. Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico. A acupuntura complementa as lacunas da medicina moderna que apesar do constante progresso ainda não conseguiu resolver muito dos problemas que atingem o ser humano.