A Podoposturologia é a reprogramação postural através do uso de palmilha. Sendo um método que auxilia na abordagem preventiva e terapêutica. Tem como objetivo prevenir e tratar os transtornos da postura e do equilíbrio por intermédio dos receptores podais. Os pés são a evidência do equilíbrio estático e dinâmico. As informações obtidas por eles, sobre o tipo de terreno, equilíbrio e posição do corpo, são instantaneamente transmitidas ao Sistema Nervoso Central e integradas com as informações oculares e com as do ouvido interno. O Sistema Nervoso vai responder as oscilações através dos músculos intrínsecos e extrínsecos dos pés e assim fazendo as correções necessárias.
A integração do pé com o solo acontece através do calçado. Assim, as palmilhas emitirão uma reprogramação postural, através de estímulos provenientes dos elementos colocados nas palmilhas, que ativam os mecanoreceptores, fusos musculares, órgãos tendinosos de Golgi e baroreceptores. De modo que a ação da palmilha postural se da pela neurofisiologia do pé e não aos elementos mecânicos como as palmilhas tradicionais.
Seu objetivo é reduzir o pico de pressão e distribuir a força de reação do solo por toda a região plantar. Por estarem posicionadas entre o pé e o calçado, as mesmas aumentam a eficiência do controle postural durante a posição ereta, na caminhada e na corrida.
É indicada a todos os indivíduos que sofrem ao ficar de pé por tempo prolongado, andar ou correr. Pessoas com desvios posturais, desencadeantes de dor na região lombar, quadril, joelho, tornozelo e pé. Os casos de pé plano, pé cavo, calcâneo valgo, calcâneo varo, esporão de calcâneo, fascite plantar, tendinites, metatarsalgias, perna curta, hálux valgo e dores na região plantar, são casos bem tratados com a palmilha postural.
Na confecção das palmilhas são utilizadas peças de 1 a 12 mm de espessura, confeccionados em EVA de alta densidade e qualidade. Estes são colocados sob determinadas regiões plantares com objetivo de reprogramar a postura. Para decidir que peça melhor se adéqua a cada pessoa a podoposturologia possui uma avaliação própria que da o caráter individual de cada palmilha. Leva em consideração fatores de simetria postural, como nível dos olhos, quadril, cintura escapular, torções, curvaturas, entre outros.
As peças que estão na palmilha fornecem informações ao sistema nervoso e, como resposta, o corpo produz um reequilíbrio através das reações reflexas dos músculos, corrigindo as assimetrias posturais, nivelando a bacia, diminuindo a torção do tronco, contribuindo para a melhora da congruência das articulações e amenizando a sobrecarga, principalmente na coluna vertebral
Existem dois tipos de palmilhas:
Palmilha Básica:
Este tipo de palmilha possui uma camada mais transpirante, fabricada com um material de alta qualidade e tecnologia que absorve o suor, ajuda na transpiração e propicia uma sensação de conforto e bem estar;
Palmilha conforto ou esportiva
Têm na sua composição vários materiais, com espessuras, propriedades físicas e químicas específicas. Utiliza EVA de alta qualidade e oferece uma sensação de conforto e bem estar. Sua espessura é maior. Sendo indicada para o uso em calçados com rosto mais largo como o tênis. É coberta por EVA perfurado. Sendo composta por um elemento infracalcaneâno que reduz o impacto de cada pisada numa caminhada normal e proporciona mais conforto aos calcanhares e coluna vertebral.