O Watsu foi criado inicialmente para fins de relaxamento, sendo hoje utilizada também por fisioterapeutas em uma variedade de desordens neuromusculares e músculo-esqueléticas.
O que é?
Técnica de relaxamento aquático, criada por Harolld Dull na Califórnia, realizada individualmente em piscina coberta e aquecida a 35°, com música e ambiente tranqüilo. A técnica associa movimentos rotacionais harmoniosos, alongamentos, trações nas articulações e pressões em pontos de tensão muscular. Com a sustentação da água e os movimentos rítmicos e contínuos que fluem de uma posição para outra, o cliente experimenta uma fantástica sensação de bem estar.
Objetivo
A técnica tem como objetivo geral promover profundo relaxamento, aliviando as tensões físicas e psíquicas geradas pelo stress do cotidiano. Entre os objetivos específicos citamos o alívio da dor muscular e articular, aumento da flexibilidade, funcionalização do tônus muscular entre outros.
Indicações
Beneficiam-se com o Watsu pessoas com dores crônicas, enxaquecas, síndrome do pânico, depressão, insônia, déficits neurológicos e todas aquelas que desejam relaxar.
Pacientes neurológicos muitas vezes apresentam limitações de amplitude secundárias e restrições de tecidos moles, o que contribui para impedir a recuperação funcional. O Watsu é particularmente útil para preparar as estruturas oesteomusculares para um melhor desempenho durante as atividades em solo.