É uma técnica de terapia manual desenvolvida por Brian Mulligan por volta dos anos 80. Seu principio é re-estabelecer o posicionamento articular sem gerar dor ao paciente.
Uma boa congruência articular é primordial para o bom funcionamento articular e assim um movimento harmônico e livre de dor. Para isto acontecer, são necessários deslizamentos das peças ósseas principais e acessórias que ajudam o movimento a ocorrer. Às vezes esses deslizamentos acessórios são perdidos, mudando a fisiologia do movimento e modificando a congruência articular.
A terapia Mulligan é executada em posições anti-gravitária ou no movimento da articulação que causa dor: mobilizations with movement (MWM´s), para articulações periféricas e sustained natural apophyseal glides (SNAGS) para a coluna vertebral. Associando a mobilização passiva da articulação pelo fisioterapeuta ao movimento ativo do paciente.
É indicada para toda falha posicional articular e contra indicado para pessoas cardíacas, hemofílicos ou condições de extrema dor ou trauma severo recente.