Iso-stretching

O isostretching é uma ginástica postural, global e ereta.

Postural , pois os exercícios são executados dentro de uma posição vertebral correta, por alguns segundos, o tempo de uma longa expiração.

Global, pois o corpo todo trabalha a cada exercício; contração muscular e relaxamento são incluídos em cada postura, dando prioridade da coluna vertebral.

Ereto, pois contrário aos exercícios em cifose ou em extensão ele solicita à coluna vertebral em autoengrandecimento, afim de utilizar mais especificamente a musculatura paravertebral profunda.

Esta harmonia é necessária tanto para a estética como para a saúde.Por isso devemos observar com detalhes as extremidades (cabeça e membros) que são a expressão das rotações compensatórias, conseqüência das posições em tensão e reveladoras de restrições de movimento ou de mobilidade.

A ginástica dita ereta não vai transformar sua coluna em um bastão rígido ,bem ao contrario ,pois o isostretching e as contrações vão melhorar a atividade muscular, a força, mobilidade e assim harmonizar as curvaturas naturais do corpo, evitando o enrolamento à frente, conseqüência das retrações e do envelhecimento.

Esta técnica vai demandar, a partir da escolha de uma posição de partida ,uma colocação dos membros em tensão, uma mobilização da bacia no sentido de um crescimento e de estiramento das cadeias musculares dos membros inferiores, em um alinhamento da coluna sobre ela, com um autoengrandecimento.

Afim de não sobrecarregar a descrição das posturas e de não recordar continuamente as constantes, as posturas são repetidas 3, 6 ou 9 vezes (EXERCICIOS SIMETRICOS) e 2, 4 ou 8 vezes (EXERCICIOS ASSIMÉTRICOS). O tempo de manutenção da postura é rígido pela expiração profunda e prolongada cerca de 6 segundos (à pratica permite levar o tempo expiratório em 10 segundos ou mais). A fim de provocar dificuldades suplementares também pode ser utilizado o bastão (1m à 1,20m) e a bola (1 à 3kg).

Após cada expiração relaxa-se apenas a tensão ( ereção raquidiana ), a contração isométrica sem modificar a posição de base.

Este tipo de trabalho permite a certas pessoas conhecerem melhor o seu corpo. Com isso elas percebem que podem melhorar o equilíbrio geral da postura. Enfim, elas se sentem “melhor na sua pele”. Cabe a você agora se aproveitar disso e achar de novo flexibilidade, equilíbrio e bem estar.