Crochetagem Mio-aponeurotica

A técnica de Crochetagem Mio-aponeurotica foi criada pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman, colaborador do Dr. Cyriax no tratamento de pacientes com dores localizadas no aparelho locomotor, tanto de origem traumática quanto inflamatória, pela impossibilidade dos dedos humanos chegarem à profundidade dos deslizamentos mio-aponeuróticos e realizar a fibrólise (quebra da fibrose).

O que é?
É uma terapia manual concebida como um complemento para as diversas terapias utilizadas na Fisioterapia. Consiste em um tratamento externo indolor, praticado através de instrumentos semelhantes a agulhas de crochet, os chamados “crochets”, que visa quebrar aderências e fibroses do sistema músculo-esquelético.

Objetivo
A Crochetagem trabalha a quebra de aderências e fibroses entre os diferentes planos de deslizamento dos músculos, tendões, ligamentos e nervos, devolvendo a mobilidade e função normais. Liberar através de um crochet as diferentes capas musculares para deslizamento normal, melhorar os movimentos de deslizamento entre as fáscias. Relaxar o músculo por meio dos feixes neuromusculares. Tratar os pontos de tensão ou pontos trigger e preparar uma zona anatômica para receber um tratamento manipulativo.

Indicações
• Dores consecutivas de traumatismos e inflamações do sistema músculo esquelético em geral.
• Patologia articular músculo-tendinosa ou ligamentosa que leve a uma fibrose ou formação de aderência
• Patologia que leve a uma retração ou fibrose das fáscias aponeurôticas.
• Todas as neuralgias, especialmente aquelas nas quais há um comprometimento da raiz nervosa devido a estruturas sobre as que atuamos: músculos, tendões.
• É uma técnica muito útil como tratamento coadjuvante.

Contra-Indicações
Todas as afecções dermatológicas, especialmente aquelas que levem a uma fragilidade da pele.

Material
Utiliza-se como ferramenta crochet fabricados em aço inoxidável. Existindo três tamanhos: pequeno, médio e grande que se adaptam as distintas zonas de tratamento.

Técnicas
Distingue-se três diferentes aplicações:

• Técnica de tração: Onde acontece o gancho de forma esteja o mais perto possível da massa muscular, para que a tração não seja tão pontual e possível da massa muscular e se reparta mais a pressão. Ao tracionar com o crochet a outra mão ajuda tracionando também.

• Técnica de Raspado: se exercerá um raspado com o crochet pequeno sobre as superfícies ósseas, aonde se inserem as estruturas a se tratar. Isto permite romper os cristais de oxalato cálcico e ao mesmo tempo inibir a hipertonia muscular

• Técnica de Inibição: Através das fibras musculares deslizando o dorso do crochet rompendo a fibrose. Devemos ter em conta que é uma técnica dolorosa. Por isso devemos deixar um intervalo ao aplicar-lhe novamente, o paciente deve permanecer totalmente relaxado, porque se não, a técnica é dificultada.